Envolver os alunos em atividades de pesquisa em projetos de conhecimento




Antes de ser uma competência didática precisa ligada a conteúdos específicos envolver os alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento passa de uma capacidade fundamental do professor.


Quando se lê: “Da utilidade das experiências de pensamento para fazer os barcos flutuarem”. Retêm-se apenas os aspectos epistemológicos e didáticos da seqüência descrita, o mais importante permanece implícito uma seqüência didática só se desenvolve se os alunos aceitarem a parada e tiverem realmente a vontade de saber se o concreto é mais pesado que o ferro ou por que um iceberg flutua enquanto uma minúscula bolinha de aço afunda.


Não se trata mais em relação a alunos de 13 anos aquela curiosidade insaciável e daquela vontade espontânea de compreender das crianças de 03 anos. De 08 a 10 anos as mazelas do oficio do aluno não são mais atraídas por um enigma qualquer, as mazelas do oficio do professor reconhecem ao primeiro olhar o tédio do trabalho repetitivo sob a aparência lúdica de uma nova tarefa.


Como tornar o conhecimento apaixonante por si mesmo? Essa não é somente uma questão de competência, mas de identidade e de projeto pessoal do professor, infelizmente, nem todos os professores apaixonados dão se o direito de partilhar sua paixão.


Todas as competências aqui evocadas têm um forte componente didático.


Acredita-se que a capacidade de organizar e de animar situações problemas e outras situações problemas e outras situações fecundas de aprendizagem suponha competência bastante semelhante aquelas exigidas por um procedimento de pesquisa de maior fôlego. Todavia enquanto uma situação problema se organiza em torno de um obstáculo e desaparece quando ele é ultrapassado um procedimento de pesquisa parece ambicioso.


O procedimento em torno do peso e do volume e do principio de Arquimedes pode ser interpretado como uma seqüência de situações problemas.

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADES SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS COM TEXTO

ATIVIDADE DE CONCORDÂNCIA VERBAL - ENSINO FUNDAMENTAL

Interpretação tirinha (6º e 7º)