Header Ads Widget

Português - Gêneros de textos – 3º ANO


Português - Gêneros de textos – 29/03//11 – 3º ANO ___
O que é texto?
Gênero Textual ou Gênero de Texto refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesiacrônicascontosprosaetc.
Para a Lingüística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.
Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos. E cada texto realiza sempre um gênero textual. Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produção textual, oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais é que determinam o gênero adequado. Mas o que então pode ser classificado como gênero textual? Pode-se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo organização das atividades sociocomunicativas do dia-a-dia.
Assim caracterizam-se como eventos textuais maleáveis e dinâmicos. Vejamos: Nas sociedades modernas, trabalho e obtenção de dinheiro estão intrinsecamente ligados. Por isso, muitas vezes não percebemos que algumas de nossas atividades cotidianas não remuneradas também são trabalho. O trabalho representa, na sociedade em que vivemos, para cada indivíduo, uma forma de se situar na sociedade, sendo ele remunerado ou não. Por isso trabalho é parte integrante da vida de cada um de nós. Nessa perspectiva, a linguagem é um dos nossos mais relevantes trabalhos.
Qui, 02 de Outubro de 2008 19:45 Khaled Cavalcante / Fotos: Bruno Garcia
  
Genilda com os seis filhos
A dona de casa Genilda da Silva Rodrigues, 32, mãe de seis crianças fugiu do município de Cruzeiro do Sul em um caminhão para Rio Branco temendo ser assassinada por um presidiário em liberdade condicional conhecido apenas pelo apelido de "Dé" que a cerca de quatro anos violentou sexualmente um filho de Genilda que a época tinha apenas sete anos de idade. 
O acusado foi preso, julgado e condenado e a cerca de dois meses foi posto em liberdade condicional, e tão logo ganhou liberdade passou a ameaçar mãe e filho de morte alegando que voltaria para o Presídio somente depois que matasse ambos.
Temendo que a ameaça fosse cumprida a mulher deixou tudo para trás e de carona chegou a Rio Branco onde passou a morar em um casebre construído de pedaços de madeiras velhas e panos no bairro Hélio Melo, mais conhecido por "Sapolândia" Distrito Industrial.
Sem condições de alimentar os seis filhos, a mulher mora em cima de um igapó de águas pretas fétidas, moradia de jacaré e outros animais peçonhentos, onde três das seis crianças estão doentes acometidas de febre e feridas por todo o corpo.
Fugiu do medo e encontrou a miséria
Sem saída e sem apoio das autoridades policiais de Cruzeiro do Sul, Genilda Rodrigues com medo resolveu fugir para Rio Branco acreditando que aqui encontraria paz e uma vida melhor e só encontrou miséria e abandono.
O casebre ele teve que construir em cima de um chavascal, quando chove molha tudo, os filhos se alimentam da sobra dos vizinhos, mesmo assim Genilda tem esperança que aqui na capital ela e os filhos principalmente o que foi vítima de violência sexual estará seguro.
Na tarde desta quinta-feira, 02, a mulher colheu lama para confeccionar um fogão de barro na esperança que hoje outro vizinho doe um pouco de alimento.
Analisando o texto
Qual o gênero textual?
Qual a intenção comunicativa?
Existe relação adequada entre a linguagem verbal e a visual?
Retire do texto as partes que compõem uma notícia. Onde? Por que? Quando? Como? Quem?

Postar um comentário

0 Comentários