Header Ads Widget

Descobrindo as Metáforas em um Poema Série: 6º e 7º ano Componente curricular: Língua Portuguesa Habilidades da BNCC:




Série: 6º e 7º ano Componente curricular: Língua Portuguesa Habilidades da BNCC:

6º ano:(EF69LP01) Identificar as informações explícitas e implícitas em textos lidos ou de que participa, considerando o contexto em que eles ocorrem.
(EF69LP03) Identificar o tema de um texto, diferenciando-o de outros temas possíveis, e identificar e relacionar informações sobre o tema, mantendo o foco no que está sendo lido.



7º ano:(EF79LP01) Identificar, em textos lidos ou de que participa, marcas linguísticas que singularizam a forma de organização textual de diferentes gêneros (crônicas, contos, notícias, reportagens, biografias etc.), considerando a temática, a forma de abordagem do assunto, a construção de personagens e o estilo do autor, entre outros elementos.

Descrição da atividade:

Comece a atividade introduzindo a definição de metáfora como uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre dois elementos, atribuindo características de um ao outro.


Apresente o poema "O Barco", de Mario Quintana. Leia o poema em voz alta para a turma e distribua cópias impressas para cada aluno.

O Barco

Onde vai o barco? Não sei. Apenas sei que não tem Barlavento nem soprava. Ah! Essa noite sem estrelas Nem Lua!...

Após a leitura, peça aos alunos que identifiquem as metáforas presentes no poema. Explique que a metáfora é uma figura de linguagem que pode ser identificada pela presença de palavras ou expressões que atribuem características de um elemento a outro.


Incentive os alunos a destacarem as palavras ou expressões que sugerem uma comparação entre elementos diferentes. Ajude-os a identificar as metáforas presentes no poema, como "Onde vai o barco?", "Não tem barlavento" e "Noite sem estrelas nem Lua".


Após a identificação das metáforas, promova uma roda de discussão em que os alunos possam compartilhar suas interpretações sobre o poema. Incentive-os a refletir sobre o significado dessas metáforas e como elas contribuem para a compreensão do poema como um todo.


Divida a turma em grupos e distribua diferentes poemas para cada grupo. Peça para que cada grupo identifique as metáforas presentes nos poemas e as discuta, relacionando-as com as mensagens transmitidas pelos textos.


Como atividade complementar, solicite aos alunos que criem um poema utilizando metáforas. Eles podem escolher um tema e pensar em elementos que possam ser comparados metaforicamente, explorando a linguagem figurada.


Encerre a atividade com uma socialização dos poemas criados pelos alunos. Cada grupo ou aluno pode compartilhar seu poema com a turma e explicar as metáforas utilizadas, promovendo a troca de ideias e percepções.

Essa atividade propõe uma abordagem interpretativa de um poema, focando na identificação e compreensão das metáforas presentes no texto. Além disso, estimula os alunos a criar seus próprios poemas, desenvolvendo suas habilidades de interpretação textual e de produção escrita, conforme as competências previstas na BNCC para o 6º e 7º ano.

Postar um comentário

0 Comentários