Ficha técnica do filme
Título no Brasil: Bee movie – a história de uma abelha
Título original: Bee movie
País de origem: EUA
Gênero: Animação
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de lançamento: 2007
Site oficial: http://www.beemovie.com
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures Brasil
Direção: Steve Hickner/Simon J. Smith
Sinopse
O filme mostra o mundo das abelhas sob a ótica das abelhas, ou seja, diferente do olhar
humano.
Assim, Barry Benson, uma abelha recém-formada, decide processar os humanos pela
apropriação indevida do mel.
O filme mostra, de modo claro, a necessidade do equilíbrio nos ecossistemas e da
codependência entre todas as espécies vivas para a sustentabilidade da vida na Terra.
Crítica do filme
“ A animação Bee movie é uma forma encantadora de analisarmos a nossa sociedade,
o mundo das abelhas e as relações de interdependência entre os sistemas e
ecossistemas. Além disso, o jogo de palavras envolvendo a temática do mel é muito
bacana! Mel-ravilhoso mesmo!” Danielle Lourenço – Pedagoga
Sugestões pedagógicas
1) A Vida das Abelhas.
Para perfeita compreensão do filme, seria interessante que os alunos tenham
orientações iniciais sobre a vida das abelhas.
Alguns sites interessantes:
2) Sociedade.
Depois disso, proponha uma análise. O filme retrata situações que refletem a
sociedade das abelhas e outras que refletem a sociedade humana. Quais são elas?
3) Conceito de equipe.
Bee movie deixa muito claro o conceito de equipe, mencionando a importância das
pequenas tarefas para a realização do todo.
Solicite aos alunos que identifiquem no filme em que momentos este conceito aparece.
Em seguida, peça que transponham estas situações para o cotidiano escolar e familiar.
Onde estou? Qual minha função e importância neste grupo?.
4) Exploração da natureza.
O personagem principal, Berry Benson, questiona a exploração ao mel das abelhas.
Argumente com seus alunos:
a) Realmente os humanos exploravam as abelhas?
b) Que outros reinos da natureza são explorados na natureza?
c) Até que ponto o homem pode usufruir da natureza?
5) Ecossistemas.
Trabalhe o conceito de interdependência entre os ecossistemas, questionando os
alunos sobre o que acontece quando as abelhas vencem a batalha judicial e param
de trabalhar.
6) Polinização.
Peça aos alunos que expliquem por que o processo de polinização é fundamental para
os humanos.
7) Equilíbrio ambiental.
Ao final do filme, Barry torna-se um advogado “animal” e recebe em seu consultório uma
vaca reclamando da usurpação do seu leite.
Como podemos viver em harmonia com os demais seres vivos? Como conseguir este
equilíbrio ambiental?
8) Palavras.
O filme brinca muito com as palavras de modo a relacioná-las ao tema abelhas.
Mel-ravilhoso! Favo-loso! Mel-lênio! Abelhar! Proponha uma brincadeira. E se o filme
fosse sobre cães? Que palavras poderíamos criar?
9) Atividade com os Pais.
O filme pode ser muito interessante para trabalharmos com os pais! Alguns aspectos que
podem ser abordados: a escolha precoce das profissões na transição do Ensino Médio
para a faculdade; pais que não escutam seus filhos; sucessão familiar; a descoberta da
vida fora da colmeia – descoberta do mundo exterior e rompimento do cordão umbilical
familiar; como acontece o despertar da verdadeira vocação; a escolha das namoradas,
que não podem ser vespas nem aranhas.
10) Jogos em Inglês.
O site oficial do filme está em inglês, mas há jogos bem interessantes. Que tal uma parceria
com a “teacher” da sua escola?
11) O mundo das abelhas - Extras.
Nos extras do DVD é possível fazer perguntas pré-formuladas ao Barry Benson. Algumas
são apenas reprises de momentos vistos no filme, mas outras são favo-losas para aprender
mais sobre o mundo mel-ravilhoso das abelhas!
Links complementares
Site oficial do filme: http://www.beemovie.com
FONTE:
0 Comentários