Capítulo 3
Para que cada aluno progrida rumo aos domínios visados, deve-se colocá-lo, em uma situação de aprendizagem ótima para ele. Não basta que para o aluno tenha sentido, que o envolva e mobilize. É preciso colocá-lo em sua zona de desenvolvimento próximo.
O problema é a grande quantidade de alunos em uma aula, uma situação-padrão consegue excepcionalmente ser ótima para todos, porque eles não têm o mesmo nível de desenvolvimento, os mesmos conhecimentos prévios, a mesma relação com o saber, os mesmos interesses, os mesmos recursos e maneiras de aprender.
Continuação... Diferenciar é romper com a pedagogia frontal é a mesma lição, os mesmos exercícios para todos, é criar uma organização do trabalho e dos dispositivos didáticos que coloquem cada um dos seus alunos em uma situação ótima, priorizando aqueles que têm mais a aprender. “Todos são capazes”
Continuação...
Aos olhos de muitos professores, todos serem capazes, ainda parece uma utopia. Evidentemente, todo mundo é capaz de diferenciar em alguns momentos, nesta ou naquela disciplina,se tiver um pouco de energia e imaginação. Infelizmente, esses esforços raramente estão à altura das variações entre alunos da mesma turma. O ideal, quando se tem de 20 a 30 alunos, seria oferecer a cada um deles a “educação sob medida”.
Continuação..
O problema será insolúvel, enquanto se imaginar que seja preciso encarregar-se dele pessoalmente. Isso não é nem possível, nem desejável. A solução não é transformar a aula em uma série de relações duais, como o professor ocupando-se com cada aluno individualmente.
Continuação...
Não basta mostrar-se totalmente disponível para um aluno: é preciso também compreender o motivo de suas dificuldades de aprendizagem e saber como superá-las.
Certas aprendizagens só ocorrem graças a interações sociais, porque visa ao desenvolvimento de competências
Continuação...
de comunicação ou de coordenação.
Para diferenciar o ensino deve-se organizar diferentemente o trabalho em aula, acabar com a estruturação em níveis anuais, ampliar, criar novos espaços-tempos de formação, jogar, em uma escala maior, com os reagrupamentos, as tarefas, os dispositivos didáticos, as interações, as regulações, o ensino mutuo e as tecnologias da formação.
Competências sistêmicas mobiliza competências mais especificas.
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma
Eliminar a separação, ampliar a gestão de classe para um espaço maior;
Praticar a ajuda integrada, trabalhar com os alunos que apresentam dificuldades;
Desenvolver a cooperação entre alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
Uma dupla construção
0 Comentários