Pensando na incorporação da atividade física ao hábito cotidiano de
uma parcela considerável e crescente da população brasileira, o Atletismo
poderia integrar diferentes tipos de programas. Mas atenção: não estamos
nos referindo aqui àquela corrida de fim de tarde ou de fins de semana
realizada por um público cada vez mais crescente. Falamos do Atletismo
em si, como modalidade esportiva, composto por regras e movimentos
específicos. Enfim, um elemento cultural e, portanto, construído
historicamente e que deve ser de acesso público. Ora, mas qual será,
portanto, o conteúdo do Atletismo?
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Por onde você começaria a trabalhar o Atletismo na sua escola?
O importante é partir do que se conhece! Veja que nos referimos a todo
e qualquer conhecimento que o aluno, independentemente da faixa etária,
possa ter. Ou seja:
O importante é partir do que se conhece! Veja que nos referimos a todo
e qualquer conhecimento que o aluno, independentemente da faixa etária,
possa ter. Ou seja:
• O conhecimento advindo das poucas reportagens e competições veiculadas
pela mídia escrita e/ou televisiva;
• O conhecimento que porventura tenha sido transmitido em aulas regulares
de Educação Física;
• A experiência registrada durante sua participação em competições escolares.
Portanto, para o início de um bom trabalho, sugerimos que você faça um
levantamento daquilo que já é conhecido pelos alunos, tendo em vista as
vivências deles e as suas também. Com base nessa discussão, você poderá
escolher as estratégias que os auxiliem nessa introdução ao universo do
Atletismo. Vamos ver uma sugestão?
Atividade 1 – 100 anos de glória olímpica
Os alunos assistirão ao filme 100 anos de glória olímpica como ponto
de partida da discussão do Atletismo como elemento cultural. O filme é um
documentário minucioso da história dos jogos olímpicos, relatando uma
história repleta de particularidades da vida de vários atletas. Sugere-se,
entretanto, que os alunos assistam ao filme tendo em mente os seguintes
pontos que servirão como base para discussão posterior, devendo ser aprofundados
de acordo com a faixa etária:
levantamento daquilo que já é conhecido pelos alunos, tendo em vista as
vivências deles e as suas também. Com base nessa discussão, você poderá
escolher as estratégias que os auxiliem nessa introdução ao universo do
Atletismo. Vamos ver uma sugestão?
Atividade 1 – 100 anos de glória olímpica
Os alunos assistirão ao filme 100 anos de glória olímpica como ponto
de partida da discussão do Atletismo como elemento cultural. O filme é um
documentário minucioso da história dos jogos olímpicos, relatando uma
história repleta de particularidades da vida de vários atletas. Sugere-se,
entretanto, que os alunos assistam ao filme tendo em mente os seguintes
pontos que servirão como base para discussão posterior, devendo ser aprofundados
de acordo com a faixa etária:
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• Detalhes técnicos e materiais referentes às provas de Atletismo;
• Principais diferenças identificadas em relação ao Atletismo do passado e o atual;
• O Atletismo é uma atividade natural ou construída;
• O papel do Atletismo na formação do homem: na Grécia Antiga e na
sociedade atual;
• Aspectos que já interferiram no desenvolvimento do Atletismo: guerras,
boicotes, doping, etc. (Matthiesen, 2005.)
Se na sua cidade houver uma equipe de Atletismo, convide alguns atletas
para conhecer a sua escola e conversar com seus alunos sobre essa modalidade
e a sua experiência. Eles irão adorar!
para conhecer a sua escola e conversar com seus alunos sobre essa modalidade
e a sua experiência. Eles irão adorar!
Sobre as provas e as categorias oficiais
Você vai ver agora o que de fato faz parte do Atletismo.
Antes, porém, tente verificar as diferenças existentes entre a corrida de
um indivíduo que corre para pegar um ônibus e a de um atleta que participa
de uma competição que você assiste pela televisão. Há diferenças não?
Contudo, você verá que não é difícil encontrar aqueles que consideram
o Atletismo como toda e qualquer atividade que envolve as habilidades
motoras de correr, marchar, saltar, lançar e arremessar. Há, portanto, de se
ter certos cuidados com esta colocação. Primeiro, porque nem tudo o que
envolve essas habilidades motoras é necessariamente algo que possa ser
considerado como Atletismo, já que há caracterizações normativas e técnicas
de movimentos que não podem ser descartadas.
É preciso que a criança realize as habilidades motoras em suas brincadeiras
cotidianas, tais como correr, saltar, arremessar e lançar, e que perceba
a diferença em relação a estas mesmas habilidades motoras dentro do
contexto específico do Atletismo. Ou seja, deve perceber que o “correr” do
Atletismo não é um correr qualquer, assim como o saltar, o arremessar e o
lançar não podem ser considerados de uma forma descontextualizada, fora
do campo normativo e técnico que envolve essa modalidade esportiva.
E veja: isso é mais importante do que parece!
em abril de 2005
o Atletismo como toda e qualquer atividade que envolve as habilidades
motoras de correr, marchar, saltar, lançar e arremessar. Há, portanto, de se
ter certos cuidados com esta colocação. Primeiro, porque nem tudo o que
envolve essas habilidades motoras é necessariamente algo que possa ser
considerado como Atletismo, já que há caracterizações normativas e técnicas
de movimentos que não podem ser descartadas.
É preciso que a criança realize as habilidades motoras em suas brincadeiras
cotidianas, tais como correr, saltar, arremessar e lançar, e que perceba
a diferença em relação a estas mesmas habilidades motoras dentro do
contexto específico do Atletismo. Ou seja, deve perceber que o “correr” do
Atletismo não é um correr qualquer, assim como o saltar, o arremessar e o
lançar não podem ser considerados de uma forma descontextualizada, fora
do campo normativo e técnico que envolve essa modalidade esportiva.
E veja: isso é mais importante do que parece!
em abril de 2005
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Veja como a International Association of Athletics Federations (IAAF) [Associação
Internacional das Federações de Atletismo] refere-se ao Atletismo:
Internacional das Federações de Atletismo] refere-se ao Atletismo:
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Mas quais são as suas provas oficiais? Para efeito de recorde mundial, as
provas são as seguintes:
provas são as seguintes:
MARCHA ATLÉTICA 10.000m (F)
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20.000m
20 Km 30.000m (M) 50.000m (M) 50 Km (M) |
CORRIDAS RASAS DE VELOCIDADE
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100, 200, 400 metros rasos
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CORRIDAS RASAS DE MEIO FUNDO
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800, 1.000, 1.500, 2.000 metros
rasos e 1 milha |
CORRIDAS RASAS DE FUNDO
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3.000, 5.000, 10.000, 20.000,
25.000, 30.000 metros rasos, 1 hora, meia-maratona, maratona |
CORRIDAS COM OBSTÁCULOS 3.000
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metros com obstáculos
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CORRIDAS COM BARREIRAS
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100 metros com barreiras (F)
110 metros com barreiras (M) 400 metros com barreiras |
CORRIDAS DE REVEZAMENTO
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4x100m; 4x200m, 4x400m,
4x800m, 4x1500m (M) |
SALTOS
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Salto em distância
Salto triplo Salto em altura Salto com vara |
ARREMESSOS
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Arremesso do peso
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LANÇAMENTOS
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Lançamento do dardo
Lançamento do disco Lançamento do martelo |
PROVAS COMBINADAS
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Heptatlo (F)
Decatlo |
Além dessas merecem destaque as “corridas de rua”, cujas distâncias recomendadas
são: 15 Km, 20 Km, meia-maratona, maratona, 100 Km e revezamento
de rua, as corridas de cross-country e as “corridas em montanha”,
cada qual com suas características e distâncias próprias regulamentadas
pelos órgãos específicos, como é o caso da IAAF, responsável pela organização
do Atletismo mundial.
são: 15 Km, 20 Km, meia-maratona, maratona, 100 Km e revezamento
de rua, as corridas de cross-country e as “corridas em montanha”,
cada qual com suas características e distâncias próprias regulamentadas
pelos órgãos específicos, como é o caso da IAAF, responsável pela organização
do Atletismo mundial.
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Quanto às categorias oficiais para a realização de competições nacionais
e internacionais observamos o seguinte:
e internacionais observamos o seguinte:
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