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Aula Funcionalismo


O funcionalismo se preocupa em estudar a relação entre a estrutura gramatical da língua e seus vários contextos da comunicação, indo alem das propostas teóricas acerca da natureza da linguagem.

Os funcionalistas concebem a linguagem como instrumento de interação social e analisa a motivação para os fatos da língua ,ela procura explicar a regularidade no uso interativo da língua .

Por exemplo:

Nas frases

1 você é desonesto

2desonesto é você


Pela analise sintática não se poderia explicar o uso de uma frase ou outra ,porem na 1ª frase temos uma afirmação enquanto na 2ª temos uma replica ou resposta acentuada pela inversão do predicativo desonesto e sendo assim esta 2ª frase só fará sentido em uma situação em que no contexto o interlocutor tenha feito um insulto anterior.
Nesse exemplo percebemos a essência da analise funcionalista que visa trabalhar com frases dentro de um contexto de comunicação é a universalidade dos usos da linguagem na comunicação,ao contrario dos gerativistas que defendem que ops universais derivam de uma herança genética da raça humana.

Os funcionalistas pregam que uma criança aprende a linguagem e a gramática da mesma forma que aprende outros tipos de aprendizagem de acordo com o seu meio e interlocutores ao contrario dos gerativista que defendem a aquisição da linguagem como algo especifico e único .

Com isso também pode-se dizer que a criança tendo uma capacidade cognitiva rica ela ira se adaptar as situações sociais,culturais,e ambientais de sua época e meio de convívio,

Sendo assim a língua tem funções externas ao sistema lingüístico e as funções externas influenciam na organização do sistema lingüístico.

Em uma analise mais radical funcionalista ,os propósitos comunicativos dos interlocutores definem as categorias gramaticais demodo que não existiria o modo extrutural denominado sintaxe, a língua seria descrita apenas pelos princípios comunicativos.

Nessa linha temos o trabalho de du bois (1985) sobre a estrutura dos argumentos,e de hopper e tompsompson (1980) que trata da transitividade como uma categoria que deriva do discurso.

Em uma postura mais moderada admite uma interação entre forma e funçãode modo que as funções externas atuariam juntas com a organização formal do sistema lingüístico sem fundamentalmente definir suas categorias básicas.
Segundo a fonologia desenvolvida em praga os fonemas, definidos como mínimos do sistema lingüístico, não são elementos mínimos em si, mas feixes e conjuntos de traços distintivos simultâneos.
Função distintiva
Ex o fonema p e b o 1 é oclusivo bilabial surdo o 2 é oclusivo,bilabial sonoro
E isto distingue palavras como pata e bata /pico e bico
Função demarcadora
Acento Tonico
Serve para demarcar a fronteira entre uma forma e outra
Por exemplo, nas palavras (fábrica) substantivo e (fabrica) verbo.

Função expressiva
Indica sentimento por
Ex: na palavra liiiiiiiido.

Jakobson é responsável pelo conceito de marcação na morfologia que estabelece distinção entre categorias marcadas e não marcadas .
Ex:a oposição entre p e b vista antes se da na sonoridade sendo p + sonoro é marcado e b – sonoro é não marcado , na morfologia a palavra meninos + plural é marcada e menino no singular é não marcada
Segundo mathesius na teoria da perspectiva (que é uma analise em termos da informação transmitida pela organização das palavras).
Ex:
Eu já li este livro
Esse livro eu já li

De acordo com o funcionalismo não podemos dizer que as frases têm o mesmo significado, pois, apesar de terem o mesmo conteúdo semântico, não tem o mesmo conteúdo pragmático.
Pois é importante ressaltar que o fato de “esse livro” já ter ou não, sido mencionado anteriormente é decisivo para a analise da frase, pois, na frase B da se status de informação já dada e o coloca no inicio da frase.
Jan firbas desenvolveu na década de 60 um modelo de estrutura informacional que busca analisar sentenças efetivamente enunciadas para determinar sua função comunicativa.
Ex: 1 o que Maria comprou ?
2 Maria comprou uma bolsa preta.
À parte da sentença que representa a informação dada tem menos dinamismo comunicativo, ou seja a informação dada por ela é mínima e se chama tema , a parte que tem a informação nova é a rema .