Header Ads Widget

FILMES SOBRE : O colonialismo como a glória do Império


Amistad (Amistad). Direção de Steven Spielberg, 1997, Estados Unidos da América, 154 min.No século XIX, navio espanhol é capturado na costa dos EUA com 53 negros amotinados a bordo. Os escravos são levados a um julgamento que acende grande polêmica no país envolvendo abolicionistas, que querem libertar os réus, e conservadores, que querem condená-los.
Avalon (Avalon). Direção de Barry Levinson, 1990, Estados Unidos da América, 127 min.Emigrante polonês chega à cidade de Baltimore (EUA), na década de 1910, e constrói sua família dentro da mais completa crença no sonho americano. Com a lenta chegada do resto da família, reúne-se o clã inteiro, que irá se desintegrar aos poucos no começo da década de 60.
Breaker Morant (Breaker Morant). Direção de Bruce Beresford., 1979, OST, 107 min. Três soldados durante a guerra dos Bôeres são submetidos à corte marcial por não cumprirem as ordens do império britânico. Baseado em fato real.
Entre dois amores (Out of Africa). Direção de Sydney Pollack, 1985, Estados Unidos da América, 150 min.
Casada por conveniência com aristocrata indiferente e apaixonada por aventureiro galante, escritora recorda a juventude passada em fazenda africana.
Grandes Esperanças (Great Expectations the Untold History), Direção de Tim Burstall, 1987, Austrália, 310 min.No início do século XIX, dois criminosos, antigos parceiros e atuais inimigos, são condenados na Inglaterra a trabalhar forçados na Austrália. O filme têm como pano de fundo a luta pela independência nacional da Austrália.
Nascimento de uma Nação (The Birth of a Nation). Direção de David W. Griffith, 1915, Estados Unidos da América, 159 min.A saga de duas famílias norte-americanas, os Stoneman, do norte, e os Camoreon, do sul, durante o período da Guerra Civil americana. Um marco do cinema norte-americano, é o primeiro filme que trata de um tema traumático e que causa polêmica até hoje, devido ao seu conteúdo racista. A organanização segregacionista Klu Klux Klan é apresentada como a responsável pela restauração da política e do estilo de vida do sul após a derrota na guerra.
Os Bostonianos (The Bostonians). Direção de James Ivonyy, 1984, Estados Unidos da América/Inglaterra, 120 min.
Um cavalheiro e uma feminista disputam o amor de uma jovem na conservadora Boston do século XIX.
O homem que queria ser Rei (The Man who Would be King). Direção de Jonh Huston, 1975, Estados Unidos da América, 129 min. No final do século passado, dois ex-sargentos do Exército britânico partem para o remoto e imaginário Carifistão em busca de fortuna, enfrentando a natureza hostil e a belicosidade das tribos da região.
Um Amor de Swann (Un Amour de Swann/ Swann in Love). Direção de Volker Schlondorff, 1984, França/Alemanha, 100 min.Culto e rico, Charles Swann causa escândalo ao casar-se com cortesã famosa e bissexual, em vez de simplesmente tê-la como amante. Baseado na obra de Marcel Prost, retrata a vida da alta burguesia de Paris no século XIX.

Postar um comentário

0 Comentários