O objetivo é estabelecer conexões entre obras literárias que abordam jovens trabalhadores no século XIX e o cinema. Os conteúdos incluem a leitura de clássicos da literatura mundial e a produção de textos argumentativos.
Para isso, podem ser selecionados trechos específicos do filme, como o início em que Oliver, aos 9 anos, é mostrado trabalhando no depósito de carvão (4m21s a 7m09s), a cena em que ele está jantando com o grupo de bandidos liderado por Fagin (32m05s a 34m06s) e o momento em que ele é iniciado no roubo nas ruas de Londres (44m44s a 47m36s).
As atividades sugeridas envolvem exibir essas cenas aos alunos e informar que o filme é uma adaptação do clássico do escritor inglês Charles Dickens. Também é indicada a leitura de trechos do próprio livro "Oliver Twist" que abordam temáticas relacionadas ao trabalho e à alienação. O capítulo inicial do livro (disponível para leitura aqui) serve como introdução ao personagem, enquanto o capítulo 8 mostra a chegada de Oliver a Londres. Após as leituras, os alunos devem discutir as duas obras em sala de aula e escrever um texto argumentativo sobre a relação entre os textos lidos e o filme.
Na avaliação, é importante observar o desempenho dos alunos durante as discussões, sua capacidade de argumentação e a coerência e coesão do texto produzido individualmente.
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