Header Ads Widget

Atividades com filme Oliver Twist, Como produzir textos argumentativos com o filme Oliver Twist




Na época da Inglaterra vitoriana, Oliver Twist é um menino órfão que faz parte de milhares de crianças que sofrem com trabalho forçado e fome. Ele é acolhido pelo bandido Fagin, líder de um grupo de jovens criminosos, quando chega a Londres. No entanto, quando Oliver conhece o bondoso Sr. Brownlow, que se dispõe a ajudá-lo, Fagin teme ser delatado e planeja recuperar o garoto através de um roubo à casa de seu benfeitor. De acordo com o professor Eduardo Casanova, da EMEF Celso Leite Ribeiro, em São Paulo, o filme "Oliver Twist", baseado no livro clássico homônimo de Charles Dickens (1812-1870), traz questões relevantes para uma aula de produção textual.

O objetivo é estabelecer conexões entre obras literárias que abordam jovens trabalhadores no século XIX e o cinema. Os conteúdos incluem a leitura de clássicos da literatura mundial e a produção de textos argumentativos.

Para isso, podem ser selecionados trechos específicos do filme, como o início em que Oliver, aos 9 anos, é mostrado trabalhando no depósito de carvão (4m21s a 7m09s), a cena em que ele está jantando com o grupo de bandidos liderado por Fagin (32m05s a 34m06s) e o momento em que ele é iniciado no roubo nas ruas de Londres (44m44s a 47m36s).

As atividades sugeridas envolvem exibir essas cenas aos alunos e informar que o filme é uma adaptação do clássico do escritor inglês Charles Dickens. Também é indicada a leitura de trechos do próprio livro "Oliver Twist" que abordam temáticas relacionadas ao trabalho e à alienação. O capítulo inicial do livro (disponível para leitura aqui) serve como introdução ao personagem, enquanto o capítulo 8 mostra a chegada de Oliver a Londres. Após as leituras, os alunos devem discutir as duas obras em sala de aula e escrever um texto argumentativo sobre a relação entre os textos lidos e o filme.

Na avaliação, é importante observar o desempenho dos alunos durante as discussões, sua capacidade de argumentação e a coerência e coesão do texto produzido individualmente.

Postar um comentário

0 Comentários