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PORTUGUÊS – 3º ANO Gênero Textual

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PORTUGUÊS – 3º ANO_____ ESTUDO PARA AVALIAÇÃO DE 1º BIMESTRE.
Gênero Textual.
As pessoas utilizam a linguagem para se comunicar, não é verdade?
Mas você já percebeu que sempre nos referimos aos textos que produzimos por nomes como a carta de Maria, a bula de remédio, o telefonema do amigo, o sermão do padre, a lista de compras, o e-mail, a receita de bolo, o gráfico, o discurso de abertura de um evento, a lei?
Na verdade para nos comunicar, utilizamos esses “meios” que chamamos de gêneros textuais. São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.
•    É importante saber que os gêneros textuais cumprem uma função na sociedade e apresentam estrutura e aspectos lingüísticos que lhe são característicos.
•    Em nosso cotidiano, a produção dos gêneros textuais acontece sempre vinculada a um evento em que a comunicação humana é necessária.
•    Como falantes da língua, vamos aprendendo qual gênero adequado a uma situação.
Por exemplo, se você vai às compras e não quer esquecer nada, você faz uma lista daquilo que precisa comprar jamais lhe passaria pela cabeça fazer um discurso ou escrever uma lei.
Há textos que exigem uma linguagem mais informal (bilhete, SMS, e-mail) e outros mais formal (um discurso em solenidade, ofício, requerimento). Os gêneros podem ser expressos de forma escrita ou oral.
Todos eles são gêneros textuais utilizados na comunicação humana e são determinados pelo evento comunicativo. (telefonema – gênero oral), (bilhete, convite, e-mail – gêneros escritos).
Todo texto produzido, seja em qualquer gênero, tem um autor que se dirige a um possível receptor, apresenta um tema, expresso em uma variedade lingüística oral ou escrita, e cumpre uma função social, já que sua produção é sempre motivada por alguma necessidade de comunicação humana.
O que devemos observar num texto para compreendê-lo?
•    Prestar atenção à situação em que o texto foi produzido;
•    O objetivo para o qual ele foi feito;
•    Ao perfil de quem o escreveu;
•    Ao tipo de linguagem utilizada (mais ou menos formal ou informal);
•    Ao vocabulário empregado;
•    Sua estrutura – a forma como ele se apresenta.
Assim, você compreenderá o sentido do texto e as relações com a realidade (contexto).
•    Alguns tipos de gêneros textuais mais conhecidos:
•    carta, convite, entrevista, folder, editorial, artigo de opinião, bula, bilhete, cartaz, e-mail, carta do leitor, carta comercial, solicitação, ofício, charge, tirinha, HQ, curriculum vitae, carta informativa, epitáfio, artigos científicos, monografias, conferências, artigo de revista de vulgarização científica, verbete, palestras, depoimento, fábula, conto, notícia, classificados, horóscopo, anúncio, cartaz, panfleto, SMS, torpedo, crônica, lista de compras, intimação, manual, lei, discurso, memorando, carta argumentativa, reportagem, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), paper, acróstico, paródia, jogral, requerimento, carta-circular, carta aberta, diário pessoal, agenda, anotações, romance, resenha, blog, bate-papo (Chat)/Orkut, vídeo-conferência, Second Life (Realidade virtual), Fórum, aula expositiva, reunião de condomínio, debate, piada, sermão, cardápio, instruções de uso, inquérito policial etc.
•    Suporte textual: É o lugar onde se encontram os gêneros textuais.
•    livro, jornal, cartaz, revista, out door, etc.
•    Tipos de textos: os tipos textuais constituem os gêneros.
•    Narrativo – predominante em gêneros textuais: fábula, conto, HQ, tirinha, crônica etc.
•    Explicativo – predominante em artigo de vulgarização científica, entrevista, reportagem etc.
•    Argumentativo – predominante em artigo de opinião, editorial, carta argumentativa, charge, cartum etc.
•    Descritivo – predominante em receita, classificados, horóscopo etc.
•    Dialogal – predominante em telefonema, depoimento, lista, entrevista etc.
•    Injuntivo – predominante em bula, manual, lei, intimação etc.
Todos os textos são heterogêneos. Não há textos puros.
LEMBRE-SE: gêneros textuais são os “meios” comunicativos que usamos como necessidade e com função social.
Assuntos exigidos para a avaliação: gêneros textuais, tipos textuais, suporte textual, tipos de linguagem: verbal, visual, gestual e digital; texto com linguagem formal e informal; interpretação dos gêneros textuais.
Bons estudos.

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