FILME COMO MATERIAL DE APOIO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Posted by Profº Monteiro on agosto 26, 2013


BAIXAR AULA




FONTE :http://portaldoprofessor.mec.gov.br





01/12/2009
Autor e Coautor(es)


AutorAna Maria Ferola da Silva Nunes


UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA


Coautor(es)


Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular



Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema


Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo

Estudo da Sociedade e da Natureza

Cidadania e participação


Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo

Estudo da Sociedade e da Natureza

Cultura e diversidade cultural


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


Com esta aula o/a aluno/a poderá aprender a:

• reconhecer os personagens principais de um filme apresentado e seus respectivos perfis;

• identificar a mensagem principal transmitida através do filme;

• fazer leitura de mundo transferindo para sua vida experiências vivenciadas pelos personagens;

• relacionar as ações humanas com as influências sociais;

• verbalizar com fluência ideias e experiências;

• ler e escrever de acordo com os parâmetros da fase de desenvolvimento da leitura e da escrita em que se encontra.
Duração das atividades


240 minutos – quatro aulas de sessenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Para realizar esta atividade o/a aluno/a deverá é importante que o/a professor/a já tenha trabalho aspectos como:

• • acuidade visual e auditiva;

• despertado o desejo de aprender dos/as alunos/as;

• incentivado o gosto de participar de grupos de estudos/ discussões.
Estratégias e recursos da aula


Propomos que esta atividade seja trabalhada em turmas de Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo, ou seja, o equivalente ao 1º ou 2º ano do ensino fundamental, que se encontrem na fase alfabética da escrita. Pretendemos com esta atividade, possibilitar que o/a aluno/a, em processo de alfabetização, visualize como expectador externo, como a sociedade retrata a situação do/a analfabetismo no Brasil e os recursos que os/as analfabetos/as utilizam para se comunicar e sobreviver na sociedade letrada.

Para auxiliar nessa discussão sugerimos que os/as alfabetizandos/as assistam ao filme brasileiro: “Central do Brasil”, que recebeu várias indicações e premiações destacando-se o Prêmio Urso de Ouro recebido em Berlim/Alemanha em 1998, cujo diretor é Walter Salles e cuja artista principal é Fernanda Montenegro. Outros filmes estrangeiros também poderão ser utilizados como “Nenhum a Menos”, “Mulheres Diabólicas” e “O Leitor”, caberá ao/à professor/a caso opte por utilizá-los ajustar suas mensagens a realidade brasileira através de amplo diálogo envolvendo todos/as alunos/as da turma.

Parece irrelevante, mas assistir a um filme na sala de aula é um momento de grande singularidade, pois muitos jovens e adultos não têm o hábito e/ou possibilidade de acesso a essa mídia. Outro fator importante é assistir em grupo e ter a possibilidade de analisá-lo e aplicar seus ensinamentos na sua vida, uma vez que aprendizagem da leitura e da escrita de palavras deve ser paralela á aprendizagem da leitura e da escrita do viver.

Professor/a para compreender melhor a relevância do filme para a discussão do tema analfabetismos sugerimos a leitura de algumas sinopses e comentários, do mesmo, contidas nos sítios:





http://pt.shvoong.com/movies/1902873-an%C3%A1lise-filme-central-





http://www2.uol.com.br/fernandamontenegro/


Outras sugestões de sítios:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_do_Brasil





http://www.webartigos.com/articles/9712/1/letramento-e-filme-central-do-brasil/pagina1.html





http://www.guiadicasgratis.com/sinopse-do-fascinante-filme-central-do-brasil/


Em sala de aula





Atividade 1: Duas (2) aulas de 60 minutos





Professor/a antes de iniciar essa atividade pergunte se alguém tem o hábito de assistir filmes. Em caso afirmativo indague onde assistem e se costumam comentar com pessoas o conteúdo dos filmes assistidos. Se não têm o hábito incentive-os/as a falarem os motivos. Informe-os/as que naquele dia haverá uma aula surpresa: irão assistir a um filme brasileiro muito apreciado pelos amantes de cinema cujo nome é "Central do Brasil" dirigido pelo cineasta Walter Salles e tem como artista principal Fernanda Montenegro.

Pergunte se conhecem esse nome “Central do Brasil” e se o relaciona a alguma coisa, se não souberem informe-os/as que Central do Brasil refere-se à Estação Central do Brasil, que é uma estação ferroviária, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro , e operada pela Supervia. É a estação de trens mais famosa do Brasil. Até o ano de 1998 era dominada Estação Do m Pedro II, denomina ção pela qual ainda é também conhecida.





Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Central_do_Brasil


A mesma teve um prédio construído em 1858 para inaugurar a linha da Estrada de Ferro Central do Brasil, a "Estação do Campo". Com o tempo teve seu nome alterado para estação da Corte e , mais tarde, Dom Pedro II. A estação hoje se chama Central do Brasil devido à antiga ferrovia extinta em 1971 por decisão da RFFSA. Este já era o nome informal da estação, e passou a oficial depois das filmagens do filme a que esta deu nome, que teve cenas rodadas na estação e concorreu ao Óscar, com Fernanda Montenegro na disputa pelo prêmio melhor atriz, em 1998.

O prédio construído em 1858 foi reformado anos mais tarde e finalmente demolido nos anos 30, para dar lugar ao atual, em razão das obras de eletrificação e expansão do sistema.

Dela hoje saem trens de diversos ramais, ligando o Centro aos demais bairros da Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro, e também aos municípios da Baixada Fluminense, inclusive o ramal de Saracuruna/Gramacho, do qual originalmente saíam da garagem de Barão de Mauá, por pertencerem à antiga Estrada de Ferro Leopoldina.

Professor/a se quiser saber mais sobre esse assunto acesse o sítio:


pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Central_do_Brasil –


Converse ainda sobre o diretor/ cineasta brasileiro Walter Salles, pergunte se já ouviram falar dele, para isso busque informações no sítio:





http://www.algosobre.com.br/biografias/walter-salles-jr.html


Em seguida converse também com os/as alunos/as sobre a atriz Fernanda Montenegro. Verifique os conhecimentos prévios dos/as alunos/as sobre a mesma. Para ampliar os dados coletados pesquise no sítio:





http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernanda_Montenegro


Professor/a essas pesquisas o/a auxiliarão a ampliar seus conhecimentos, portanto deverá sintetizar as informações recebidas e que repassará para os alunos, observando o princípio da objetividade.

Feita as discussões sugeridas e prestadas as informações básicas inicie a sessão de cinema, você poderá fazer dowload do filme nos seguintes sítios:


http://cinemadown.blogspot.com/2007/01/central-do-brasil-central-do-brasil.html





http://www.downslivre.com/2009/05/download-filme-central-do-brasil.html





Atividade 2 - Uma aula de 60 minutos





Professor/a encerrada a sessão de cinema estabeleça um diálogo com os/as alunos/as a partir de questões tais como:





• Vocês gostaram do filme?

• Qual o seu nome?

• Qual seu diretor?

• Quando foi lançado?

• O filme retrata a sociedade de que época? Nos dias atuais podemos notar mudanças nos tema principal abordado no filme (analfabetismo)?

• Qual tem a aborda em maior pro fundidade?

• Qual sua mensagem principal?

• O que lhe chamou mais atenção?

• Q uais são os/as principais personagens do filme? Quais são suas características?Relacione personagem/ Característica

• A professora aposentada Dora é ética com as pessoas que a cercam? Qual a sua relação com os analfabetos que encontra?

• No Brasil o/a analfabeto/a é explorado? Cite exemplos.

• No decorrer da história Dora é capaz de perceber o sentimento do outro e do que havia desprezado?

• O que Josué representou na vida de Dora?

• Dora consegue libertar-se e procurar uma vida nova?

• Não saber ler é ter uma condição limitada de “ser”?Por Quê?

• O filme trata da solidariedade entre as pessoas? Geralmente as pessoas são solidárias? Cite exemplos do seu dia a dia.

• Qual o conteúdo da carta escrita por Dora e que encerr a o filme?


Professor/a concluído o diálogo peça que cada aluno/a escreva um texto contendo um resumo de no máximo duas páginas sobre o filme. Lembre que não deve deixar de destacar o nome do filme e o do seu diretor.





Atividade 3- Uma aula de 60 minutos





Professor/a inicie a aula orientando os/as alunos/as para assentarem em duplas, pois farão atividades bastante interessantes utilizando estratégias e dados coletados no filme Central do Brasil.





Atividades:





• Peça que cada elemento da dupla dite para seu/sua colega uma carta para enviar a um/a parente contando sobre seu retorno para escola, a fim de participar de uma turma de Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo e os sentimentos que esse retorno mobilizam. Encerrada a escrita convide os/as alunos que desejarem para lerem suas cartas para toda turma. Se algum/a aluno/a quiser mostrar a carta, para a turma sem ler, faça você professor/a a leitura ou peça com o consentimento do/a autor/a para outro/a aluno/a ler.

• Ainda em duplas solicite que cada uma elabore um Glossário (Conjunto de termos de uma área de conhecimentos e seu significado ou pequeno texto agregado a uma obra) utilizando os conteúdos transmitidos no filme. Sugerimos que utilize termos tais como: Dora, Josué, Irene, Moisés, Ana, César, Pedrão, Yolanda, Isaias, Moisés, Filomena, carta, ônibus, trem, estação, estrada, caminhão, Padre Cícero, gaveta, Brasil. Após todas as duplas terminarem utilize a lousa e elabore com auxílio da turma um glossário coletivo.

• Distribua para cada dupla um jogo de memória, cujas peças devem ter uma a uma o nome dos/as personagens principais (Dora, Josué, Irene, Ana, César, Pedrão, Yolanda, Isaías, Moisés, Filomena) e suas características/ perfis. Cada jogador/a deverá formar pares personagem/característica. Ganhará a partida o/a jogador/a que conseguir formar mais pares.

Professor/a se julgar necessário e não for cansativo crie outros jogos, brincadeiras e atividades de leitura e de escrita.

Para finalizar proponha que a turma confeccione um lindo mural na parte externa da sala de aula, a fim divulgar o material pesquisado e produzido tendo como referência o filme Central do Brasil.
Avaliação


A avaliação deverá ser processual, por atividade, devendo ser considerado em que medida os objetivos propostos foram alcançados.

Caso necessário, professor/a anote as necessidades/ dificuldades de cada aluno/a para serem trabalhadas nas demais aulas.

Além das observações e registros, efetuados por você professor/a, deverão ser considerados como instrumentos de avaliação:

• Texto de no máximo duas páginas elaborado pelo/a aluno/a resumindo o filme e carta escrita a partir do ditado do/a parceiro/a da dupla. Deverão ser avaliadas: estrutura e extensão do texto, clareza de ideias, objetividade, encadeamento de ideias, concordância e escrita correta das palavras.

• Participação na montagem do mural sobre o filme.