O documentário mostra um modelo escolar bastante comum no interior da França, em que crianças de várias idades dividem a mesma sala de aula
FILME: Ser e Ter (Être et Avoir, França, 2002, direção: Nicolas Philibert, 104 min., documentário. classificação indicativa: livre)
A HISTÓRIA: O documentário mostra a rotina de uma escola de ensino fundamental, na região rural da França, que tem apenas uma classe. O filme conta as dificuldades e dedicação ímpar de um professor - George Lopez - que tem de lidar com alunos entre 4 e 11 anos. Às vésperas da aposentadoria, Lopez mostra como se preocupa em educar a turma não só no que diz respeito aos conteúdos curriculares.
POR QUE ASSISTIR: Este filme, segundo Fernando Roque, professor do curso de Foto & Vídeo da Escola Viva, em São Paulo, abre a mente do espectador para as diversas possibilidades de Educação e mostra que o processo e a vivência escolar muitas vezes são mais importantes que o resultado final. "Quando se discute que tipo de sociedade queremos, obrigatoriamente devemos rever determinados conceitos que já estão arraigados em nossa sociedade, como definir que profissão seguir antes mesmo de se concluir a Educação Básica", diz ele.
O documentário registra a influência positiva do educador na formação de seus alunos
0 Comentários