Tudo muda nessa escola da periferia quando o professor de Matemática decide provar que seus estudantes são, sim, capazes de passar em um dificílimo teste
Edward James Olmos interpreta o professor Jaime Escalante que ensinará aos seus alunos outras coisas além da Matemática
FILME: O Preço do Desafio (Stand and Deliver, 1988, EUA, direção: Ramón Menéndez, 103 min., drama, Classificação Indicativa 14 anos)
A HISTÓRIA: O professor de Matemática Jaime Escalante leciona numa típica escola americana da periferia, que recebe alunos hispânicos, negros e integrantes de gangues. A instituição trata quase todos como pessoas fracassadas, condenadas a não ter um futuro muito interessante. Mas Escalante quer provar que o rótulo está errado, e começa a incentivar uma turma de estudantes a estudar cálculo avançado. O objetivo é fazer o grupo passar no dificílimo teste da matéria, aplicado pelo governo.
POR QUE ASSISITIR: Fernando Roque, professor do curso de Foto & Vídeo da Escola Viva, em São Paulo, destaca a importância deste filme para deixar claro que a escola é um poderoso agente de mudança social e que seu elemento catalisador é o professor, embora ele não seja o elemento principal do processo. "Querer mudar e fazê-lo cabe ao aluno", diz o professor. Ele precisa ter gana, querer, lutar, descobrir o que quer. Ninguém pode fazer isto no lugar dele. "Entretanto, sem a mediação do professor, que agrega aos interesses e objetivos dos estudantes os conhecimentos necessários para alcançá-los, toda a vontade é inútil", fala Roque, que convida o espectador do filme para uma reflexão depois de assisti-lo: qual deveria ser a política pública para se promover mudanças sociais em um país?
0 Comentários