Encontrando com Forrester(com Seann Connery)
Ética; Responsabilidade Social;
Gestão de instituições de ensino.
Um jovem negro e pobre tenta superar as barreiras impostas pelo preconceito, em uma escola americana de elite
FILME: Encontrando Forrester (Finding Forrester, 2000, EUA, direção: Gus Van Sant, 136 min., drama, classificação indicativa: 12 anos)
A HISTÓRIA: Um jovem negro da periferia de Nova York consegue uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas particulares da cidade, graças às notas que conquistou no colégio público. Só que o ele não consegue superar a barreira do preconceito, por ser negro e pobre. O talento do rapaz em escrever o leva a conhecer William Forrester (vivido por Sean Connery), um brilhante escritor que vive recluso. Ele percebe a capacidade do jovem e o incentiva a prosseguir. Desse relacionamento, nasce uma bela e edificante amizade.
POR QUE ASSISTIR: Luciana enfatiza que a história problematiza uma ampla gama de conceitos importantes para a nova geração: pré-conceitos (étnicos e raciais), a valorização do conhecimento e a importância do diálogo e da troca de experiências para o enriquecimento humano. "Abordando essas temáticas, o filme apresenta, com grande sensibilidade, temas nucleares da ética, da epistemologia e da cultura em geral", conclui.
0 Comentários