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A definição de objetivos de aprendizagem


A definição de objetivos de aprendizagem
Objetivos – visão tradicional
Objetivo: descrição do desempenho que se espera do aluno

Os objetivos devem ser claros, precisos e conter o desempenho (o que o aluno deve ser capaz de fazer), as condições (em que condições deve fazê-lo) e o critério (quão bom deve ser o desempenho para ser considerado satisfatório).
Os objetivos devem corresponder a produtos de aprendizagem perfeitamente definidos e passíveis de avaliação objetiva – numa linguagem clara, precisa e concisa.
Objetivos – visão tradicional crítica
Enfoque na eficiência, racionalidade, coerência, controle, produto e medida
Impossibilidade de prever todos os resultados do processo de aprendizagem, em termos do comportamento que se espera dos alunos.
Não considera a diversidade dos alunos e que naturalmente produzirão resultados imprevistos e heterogêneos.
Existem assuntos em relação aos quais é impossível  determinar de antemão desempenhos e resultados.
Objetivos – visão tradicional crítica
A avaliação leva em conta valores e juízos não explicitados nos objetivos
Empobrecimento a relação professor-aluno
O detalhamento dos objetivos conduz à perca de uma visão da totalidade do conhecimento em questão.
Objetivos – proposta renovadora
A definição de objetivos é necessária no sentido de nortear a prática docente.
Os objetivos devem expressar o que se pretende alcançar na atividade pedagógica, no que diz respeito ao conteúdo e ao processo pelo qual este deve ser trabalhado.
A reflexão sobre os objetivos deve ter como pano de fundo discussões e posicionamentos a respeito da escola, dos diversos graus de ensino e do contexto em que ela está inserida.
Objetivos – proposta renovadora
A formulação de objetivos gerais deve contemplar:
- a seleção dos conteúdos significativos e coerentes,
- a seleção da forma como podem ser trabalhados (enfoques e abordagens).
A formulação de objetivos gerais nortearam a definição de objetivos específicos, orientadores do que se poderá desenvolver, abandonando a forma rígida e fechada (tecnicista).
A formulação de objetivos deve envolver a mobilização de toda a comunidade educativa no nível de decisão que lhes cabe.
Objetivos – a formulação
Iniciar a redação do objetivo com um verbo de ação, no infinitivo.
Como exemplos de verbos usados na formulação de objetivos, podem-se  citar: apontar, arrolar, relatar, descrever, discutir, esclarecer, explicar, identificar, aplicar, demonstrar, comparar, ilustrar, analisar, criticar, distinguir, provar, reunir, organizar, apreciar, avaliar, julgar, selecionar, valorizar, indicar, ressaltar, mostrar, etc.
Deve haver coerência e congruência entre os objetivos e as demais partes do projeto;
Cada objetivo só pode conter um único verbo de ação, dois deles significam dois objetivos;