6º ano:(EF69LP12) Ler e interpretar, considerando a relação entre as partes do texto, as informações explícitas e implícitas e os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguísticos e não linguísticos.
(EF69LP13) Identificar e discutir, em textos lidos e estudados, a função social, o tema, as características composicionais, a construção do enredo e dos personagens, o tempo e o espaço, a linguagem figurada e outros elementos de produção de sentido.
7º ano:(EF79LP13) Identificar as ideias principais e secundárias de um texto, parafraseando-as, sintetizando-as e assegurando-se de sua compreensão.
Descrição da atividade:
Inicie a atividade fazendo uma breve introdução sobre poesia e suas características, destacando que um poema é uma forma de expressão artística que utiliza recursos linguísticos e figuras de linguagem para transmitir sentimentos e emoções.
Apresente o poema "O Menino Azul", de Cecília Meireles. Leia o poema em voz alta para a turma e, em seguida, distribua cópias impressas para cada aluno.
O Menino Azul
Havia um menino que tinha uma pedra azul e uma palavra não dita.
Olhava a pedra e se punha a escutar o que nela se movia.
E a palavra não sabia como dizer-se, dizer-se.
O menino, de repente, piscou os olhos e sorriu: tudo estava dito.
Após a leitura, peça aos alunos que leiam o poema silenciosamente e sublinhem as palavras ou expressões que chamaram sua atenção.
Em seguida, promova uma roda de discussão em que os alunos possam compartilhar as palavras e expressões que destacaram, bem como suas interpretações sobre o poema. Incentive-os a pensar sobre o significado da pedra azul, da palavra não dita e da revelação que ocorre no final do poema.
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo elabore um pequeno texto explicando a interpretação do poema, levando em consideração as palavras e expressões destacadas pelos alunos. Incentive-os a explorar os sentimentos transmitidos pelo poema e a relacioná-los com suas próprias experiências.
Após a elaboração dos textos pelos grupos, faça uma socialização em que cada grupo possa apresentar sua interpretação para a turma. Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e discutirem sobre as diferentes perspectivas de interpretação.
Como atividade complementar, proponha aos alunos que criem um desenho, ilustração ou colagem inspirada no poema. Eles podem representar a pedra azul, a palavra não dita ou qualquer elemento que tenha chamado sua atenção. Incentive-os a utilizar cores e elementos simbólicos que expressem as emoções presentes no poema.
Por fim, organize uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, onde cada um possa apresentar sua criação e explicar o significado que ela possui em relação ao poema.
Essa atividade propõe uma abordagem interpretativa do poema "O Menino Azul", estimulando os alunos a refletirem sobre as emoções transmitidas pela obra e a desenvolverem suas habilidades de interpretação textual, de acordo com as competências previstas na BNCC para o 6º e 7º ano.
0 Comentários