Profa.: Maria Genaina de A R Reder
Didática IV – Planejamento e Projetos Pedagógicos.
Escola e comunidade: uma relação que precisa ser (re)construída
Um dos grandes desafios que se coloca para a escola na construção e gestão do projeto político-pedagógico é o de (re)construir a relação entre a escola e a comunidade a partir do princípio da participação democrática.
Escola e comunidade: uma relação que precisa ser (re)construída
Entende-se a participação democrática como aquela em que a comunidade que tem relação direta com a escola: as famílias dos alunos;
ou que tem uma relação indireta: os demais moradores do bairro no entorno da escola que compreenda a escola como espaço público
Escola e comunidade: uma relação que precisa ser (re)construída
e se identifique com este espaço, seja porque lutou para que esta escola existisse, seja porque reconhece a importância desta instituição na formação das novas gerações, portanto, precisa participar dos destinos e das práticas político-pedagógicas da escola.
Escola e comunidade: uma relação que precisa ser (re)construída
Essa escola deve ter uma função social na comunidade onde está inserida. Fazer diferença na vida comunitária. Constituir-se num espaço de referência.
No processo de (re)construção da relação escola-comunidade considera-se como fundamental, dois elementos dialeticamente relacionados:
Escola e comunidade: uma relação que precisa ser (re)construída
o envolvimento da comunidade em todo processo de construção do projeto político-pedagógico, de modo que esta participe da condução política da escola;
a inserção da escola no espaço da comunidade, no sentido de conhecê-la, compreendê-la, problematizá-la e porque não, colaborar com ela.
Escola e comunidade: uma relação que precisa ser (re)construída
A escola, numa perspectiva inclusiva precisa dar oportunidade a todas as vozes e conhecimentos produzidos nas diferentes práticas sociais
Atividades propostas nas págs.43 e 44 da apostila.
Escola e comunidade: uma relação que precisa ser (re)construída
Se quisermos trabalhar com a comunidade e não só para ela, precisamos conhecer seus gostos, sua realidade, sua forma de se organizar, de se relacionar, sua vivência, seus conflitos, as suas histórias e praticas culturais, os saberes de experiência feitos, a leitura que fazem de sua realidade
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