Header Ads Widget

Plano de Curso (simples) – 5ª série – 6º ano - Ensino Fundamental - Lingua Portuguesa.


Aulas de Português : Conteúdo Programático (grade curricular). 1º Bimestre:

fonte:http://www.simplesmenteportugues.com.br/2009/02/plano-de-curso-simples-5-serie-6-ano.html
Gramática.


- Língua e linguagem
- Variedades e registro
- Substantivo
- Família de palavras (formação de palavras)
- Sinais de pontuação.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
A ação no texto narrativo.
- Crônica
- Narrativa

A organização do enredo.
- Conto
- Lenda

2º Bimestre
Gramática.

Flexões do substantivo 
Determinantes do substantivo 
- Adjetivo
- Flexões do adjetivo
- Fonema /S/ - regras gerais – s , s, c, ç, x, xc, z, sc, sç. - Fonema /Z/ - s , z ou x – regras gerais OSO.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

A Descrição
- Crônica
- Narrativa – Romance de Aventura

O Diálogo
- Diálogo
- Crônica com diálogo.

3º Bimestre
Gramática.

- Artigo
-Numeral
- Pronome I
-Pronome II
- S e Z nas terminações ÊS, EZ e ESA , EZA.
- Separação de sílabas

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

O texto expositivo
- Texto expositivo
- Artigo de opinião

A argumentação
- Artigo de opinião
- Apólogo

4º Bimestre
Gramática.

- Concordância nominal.
- Verbo I
- Verbo II
- Interjeição
- Sílaba tônica
- Verbos terminados em ISAR E IZAR.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

Recursos da linguagem poética.
- Poema
- Poema narrativo.

Imagens que narram: a linguagem dos quadrinhos.
História em quadrinhos
- tiras de HQs.

Objetivos gerais:Propiciar ao aluno  que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, nas formas oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.

Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música

Formas de Avaliação:- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
Seminário 
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.

Postar um comentário

0 Comentários