Na minha opinião, o cinema ultrapassa qualquer meio de transporte, porque ele desafia o tempo e nos leva a visitar o passado e o futuro, fico cada vez mais impressionada no poder que a tela possui em fazer as pessoas viajarem lugares distantes, sem barreiras, sem perigo e com liberdade. Viajar através da imagem do cinema é inenarrável, e fico mais ainda maravilhada quando percebo o olhar de meus alunos longe, muito longe, e de repente eis que surge a realidade...puxa, como e bom trabalhar com filmes, como é bom fazer meus alunos chorarem, e viverem suas vidas nas cenas mais encantadoras de tristezas e alegrias, de lembranças e aventuras, de angústias e esperanças. É incrível o poder de uma melodia para detonar a nossa memória afetiva e todos somos capazes de lembrarmos a música que estava tocando no cinema quando demos nosso primeiro beijo e no momento em que nos apaixonamos de verdade, mais incrível ainda é perceber o quanto os filmes participam de nossas aulas, fazem parte do cotidiano, do currículo, da escola de um modo geral. Quando levo meus alunos para assistirem a um filme, vamos reencontrar a vida, se isso não fizer a mínima diferença entre a vida que existe contida na tela e a vida que existe do lado de fora da sala, nas ruas......então não faz o menor sentido assistir ao filme, e essa diferença é a linguagem, é a recriação, o resto é mera descrição sem alma. Os alunos buscam no escuro do auditório o isolamento do mundo para viverem uma experiência imaginária com todas as emoções proibidas e perigosas, saem delas como se despertassem de um sonho.
Os filmes que compõem esse caderno são apenas para provocar a curiosidade de professores e alunos em novas buscas no universo acadêmico.
Para nós, confeccionar esse caderno de filmes, foi pura emoção, os filmes foram janelas por onde olhávamos o mundo.
Esperamos que todo esse trabalho seja útil para todos.
Professora Miriam Rodrigues Fiore
FAMESP
Ao convidar o cinema para vir à escola, reafirmamos nossa disposição em articular questões polêmicas e relevantes da contemporaneidade com o currículo em sala de aula.
Este Caderno, e os filmes que o acompanham, constituem mais um material de apoio àqueles que estão envolvidos com o cinema e sua utilidade em sala de aula.
Temas transversais e conteúdos interdisciplinares ganham uma abordagem mais inspiradora e dinâmica, adequada ao público jovem a que se destinam.
Assuntos delicados e complexos como preconceito, violência, exclusão social, sexualidade, injustiça, entre tantos outros, fazem parte do cotidiano dos jovens e de seus professores que, como todos nós, têm dificuldades em lidar com eles. Os filmes permitem que nos aproximemos deles de uma maneira ímpar: testemunhamos situações chocantes, emocionantes que nos obrigam a refletir, observamos modos de vida, que nos aguçam a curiosidade, presenciamos diálogos, que nos despertam para o nosso próprio preconceito. Os textos e orientações deste caderno visam, justamente, dar instrumentos para que o professor, possa mediar essas discussões.
Assista aqui filmes acadêmicos
Assista aqui documentários
Assista aqui filmes acadêmicos
Assista aqui documentários
0 Comentários