Introdução
Donald no País da Matemágica é uma viagem em um mundo de fantasia onde as árvores têm raízes quadradas. Disney usa a animação para explicar o pentagrama que contém a regra de ouro e, baseado nele, explica a relação de proporção do retângulo de ouro, que representava para os gregos a lei da beleza matemática. "A obra é questionável ao associar a disciplina à mágica e apresentá-la como uma tarefa para intelectuais. Mas algumas cenas contribuem para explorar a relação das teorias matemáticas com a música, a arquitetura e a arte", afirma Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC).
Objetivo
Resolver problemas utilizando as relações entre as figuras geométricas.
Conteúdo
Modelização matemática: propriedades e proporção de figuras geométricas.
Trecho selecionado
O que mostra a proporção áurea (7m23s a 10m46s).
Atividade
Passe o trecho do filme para os alunos e em seguida promova uma conversa sobre o que assistiram. Organize a turma em duplas e distribua um tangram para cada uma. Proponha que elas construam três figuras diferentes utilizando as peças do jogo e desenhe os contornos. Exponha os contornos desenhados e promova uma discussão sobre as peças usadas pela garotada para compor cada figura.
Avaliação
Confeccione um cartaz com os paralelogramos abaixo e peça que os alunos os construam com peças do tangram. Analise se as crianças usaram os conhecimentos adquiridos para compor as figuras.
Consultora Priscila Monteiro
consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC)
FONTE:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/donald-pais-matemagica-geometria-fantasia-639063.shtml
consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC)
FONTE:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/donald-pais-matemagica-geometria-fantasia-639063.shtml