Meu tio (Mon Oncle). Direção de Jacques Tati, 1958, França, 116 min.
Solteirão descontraído e vagabundo leva o sobrinho para passeios e enfrenta os cuidados da irmã e do cunhado que querem vê-lo casado e trabalhando. Crônica, às vezes amarga, crítica a modernização e celebra a amizade e as coisas simples que ainda podem existir nas grandes cidades.
A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole/The Big Carnival). Direçãode Billy Wilder, 1951, Estados Unidos da América, 110 min.
Num vilarejo, repórter inescrupuloso aproveita acidente para forjar situação dramática, visando ganhar fama. Denúncia atroz da chamada imprensa marron, aquela que vive do sensacionalismo.
Ladrões de Bicicleta (Ladri di Biciclete). Direção de Vittori De Sica, 1947, Itália, 92 min.
A história do desempregado Ricci, cuja bicicleta lhe é roubada no primeiro dia de trabalho. Sem ela, que é instrumento de trabalho, perderá o emprego. Renascimento do cinema das ruínas da II Guerra, mostrando situações do dia-a-dia.
A Doce Vida (La Dolche Vita). Direção de Federico Felini, 1960, Itália/França, 173 min.
Jornalista de origem humilde começa a entrar no mundo da alta sociedade romana e a frequentar os sofisticados bares e cafés da famosa Via Veneto. Painel da sociedade romana do pós-guerra, criticando a hipocrisia das relações entre o catolicismo e o Estado italiano, a estrutura de classes e mostrando o desespero de homens e mulheres.
O Sol é para Todos (To Kill a Mockingbird). Direção de Robert Mulligan, 1962, Estado Unidos da América, 129 min.
Advogado branco no ambiente racista do sul dos EUA defende negro acusado de violentar uma branca. Sensível, realista e comovente história sobre a justiça e humanismo, adaptada de um romance de Haper Lee.
Caçada Humana (The Chase). Direção de Arthur Penn, 1966, Estados Unidos da América, 135 min.
Prisioneiro fugitivo dirige-se à cidade natal. A notícia afeta radicalmente o cotidiano local. Vigoroso drama que enfoca, em meio a muito álcool e sexo, a decadência da sociedade norte-americana.
Testa de Ferro por Acaso (The Front). Direção de Martin Ritt, 1976, Estados Unidos da América, 94 min.
A pedido de um amigo, rapaz ingênuo e apolítico aceita assinar trabalhos de roteiristas perseguidos pelo marcathismo. Emocionante retrato do anticomunismo histérico dos anos 50, que aproveita no elenco vítimas de perseguições na época.
Assim Caminha a Humanidade (Giant). Direção de George Stevens, 1956, Estados Unidos da América, 210 min.
Problemático empregado de fazenda apaixona-se pela jovem esposa do patrão. A fortuna com o petróleo encontrado em suas terras só o torna ainda mais anti-social.
A Classe Operária vai ao Paraíso. (La Classe Operária va in Paradiso). Direção de Eliso Petri, 1971, Itália, 115min.
Operário perde um dedo em acidente de trabalho e é envolvido em movimento de protesto. Clássico do cinema político italiano, radiografia de um operário, dividido entre as tentações da sociedade de consumo e as convocações da esquerda tradicional.
Amargo Regresso (Coming Home). Direção de Hal Ashby, 1978, Estados Unidos da América, 127 min.
Mulher de oficial ajuda a cuidar dos feridos num hospital e apaixona-se por ex-soldado paraplégico. Retrato dos efeitos da Guerra do Vietnã sobre os combatentes que voltaram para casa.
Escândalo - A História que Seduziu o Mundo (Scandal). Direção de Michael Caton Jones, 1989, Inglaterra, 114 min.
Corista de cabaré na Inglaterra, no final dos anos 50, envolve-se com o então Ministro da Defesa e com o adido soviético. Baseado no "Caso Profundo", escândalo que abalou a Grã-Bretanha e determinou, em 1964, a derrota do Partido Conservador.
Juventude Transviada (Rebel Without a Cause). Direção de Nicholas Ray, 1995, Estados Unidos da América, 111 min.
Retrato da juventude rebelde na década de 50. Adolescentes incompreendidos, ressentindo-se da falta de comunicação com os pais, buscam desesperadamente suas próprias vidas para gozarem alguns momentos de felicidade.
Mississipi em Chamas (Mississipi Burning). Direção de Alan Parker, 1988, Estados Unidos da América, 125 min.
Em Kenoscha, pequena cidade no Mississipi, nos anos 60, dois agentes do FBI - um veterano e cético, o outro jovem e idealista - investiga o assassinato de três pessoas ligadas ao momento de defesa dos direitos civis. Baseado em fatos reais, é um tenso retrato de um vilarejo conservador preso a valores reacionários e uma brilhante denúncia do racismo e da intolerância no sul dos EUA.
O Caso Aldo Moro/Aldo Moro - Herói e Vítima da Democracia. (Il Caso Moro). Direção de Guiseppe Ferrara, 1987, Itália, 110 min.
Em 1978, o primeiro-ministro italiano e presidente do Partido Democrata-Cristão, Aldo Moro é sequestrado pela Brigadas Vermelhas. Após quase dois meses de negociações, e desanimados com a instransigência do governo, os terroristas o matam. O filme registra que Moro foi condenado à morte pelo próprio governo, pelo seu partido e pela organização conhecida como P-Z, temerosos da política conhecida por "abertura à esquerda", criada por Moro.
O Discreto Charme da Burguesia (Le Charme Discret de la Burgeosie). Direção de Luis Buñel, 1972, França/Espanha/Itália, 105 min.
Seis burgueses reunem-se para jantar, mas não conseguem comer porque são sempre interrompidos por acontecimentos espantosos. Obra surrealista da última fase de Buñel, com narrativa vertiginosa que confunde sonho e realidade.
Sindicato dos Ladrões (On the Waterfront). Direção de Elias Kazan, 1954, Estados Unidos da América, 108 min.
Nas docas de Nova York, os conflitos entre os estivadores e as empresas, em meio a casos de corrupção.
Todos os Homens do Presidente (All the President's Men). Direção de Alan J. Pakula, 1976, Estados Unidos da América, 138 min.
Carl Bernstein e Bob Woodward, dois jornalistas do Washington Post, investigam a invasão da sede do Partido Democrata, ocorrida durante a campanha presidencial nos EUA, em 1972. O trabalho deles resultou em uma situação política que obrigou o presidente Richard Nixon, do Partido Republicano, a renunciar em 1974. Drama político e reconstituição do chamado escândalo de Watergate.
Uma história americana (The Long Walk Home). Direção de Richard Pearce, 1990, Estados Unidos da América, 96 min.
Na década de 50, no sul dos EUA, empregada doméstica negra abala as convicções de sua rica patroa branca ao aderir ao boicote aos transportes locais; a comunidade negra reivindica sentar nos ônibus onde bem quissesse.
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