Engana-se quem atribui sinonímia entre as palavras poesia e poema, pois nem toda composição versificada produz poesia (uma linguagem cheia de sedução e encantamento).Além disso, a poesia não depende necessariamente do verso para se manifestar, podendo ser encontrada na prosa que, através do seu conteúdo, assume qualidades poéticas. A palavra poesia provém do grego poíesis, ´´ação de fazer, criar alguma coisa``; uma atmosfera de beleza da própria mensagem que cria uma supra- realidade, decorrente da expressão de ´´um mundo interior``, elaborada numa linguagem altamente conotativa. Já o poema constitui-se na designação de uma composição literária, estabelecendo à concretização da expressão em verso.
O texto literário pode utilizar basicamente duas formas: a prosa (provém da expressão latina ´´oratione prosa``, que significa discurso livre) e o verso (cada uma das linhas que constituem um poema). Na prosa, as linhas ocupam quase toda a extensão da página, dividindo-se em blocos chamados parágrafos. No verso, as linhas não ocupam toda a extensão da página, o texto divide-se em blocos chamados estrofes, e cada linha é denominada verso.
Escrito em prosa ou em verso, o texto se torna poesia quando a sua essência é extremamente emotiva, como neste exemplo de Oswald de Andrade:
Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é a descoberta
Das coisas que eu nunca vi.