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ROCOCÓ



ROCOCÓ 

Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e usado inicialmente em decoração de interiores. Desenvolveu-se na Europa do século XVIII, e da arquitetura disseminou-se para todas as artes. Vigoroso até o advento da reação neoclássica, por volta de 1770, difundiu-se principalmente na parte católica da Alemanha, na Prússia e em Portugal.
Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.
O termo deriva do francês rocaille, que significa "embrechado", técnica de incrustação de conchas e fragmentos de vidro utilizadas originariamente na decoração de grutas artificiais.
Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.

Características gerais:

• Uso abundante de formas curvas e pela profusão de elementos decorativos, tais como conchas, laços e flores.
• Possui leveza, caráter intimista, elegância, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante.


ARQUITETURA Durante o Iluminismo, entre 1700 e 1780, o rococó foi a principal corrente da arte e da arquitetura pós-barroca. Nos primeiros anos do século XVIII, o centro artístico da Europa transferiu-se de Roma para Paris. Surgido na França com a obra do decorador Pierre Lepautre, o rococó era a princípio apenas um novo estilo decorativo.

Principais características:

• Cores vivas foram substituídas por tons pastéis, a luz difusa inundou os interiores por meio de numerosas janelas e o relevo abrupto das superfícies deu lugar a texturas suaves.
• A estrutura das construções ganhou leveza e o espaço interno foi unificado, com maior graça e intimidade.

Principal Artista:


Johann Michael Fischer, (1692-1766), responsável pela abadia beneditina de Ottobeuren, marco do rococó bávaro. Grande mestre do estilo rococó, responsável por vários edifícios na Baviera. Restaurou dezenas de igrejas, mosteiros e palácios.




ESCULTURA Na escultura e na pintura da Europa oriental e central, ao contrário do que ocorreu na arquitetura, não é possível traçar uma clara linha divisória entre o barroco e o rococó, quer cronológica, quer estilisticamente.
Mais do que nas peças esculpidas, é em sua disposição dentro da arquitetura que se manifesta o espírito rococó. Os grandes grupos coordenados dão lugar a figuras isoladas, cada uma com existência própria e individual, que dessa maneira contribuem para o equilíbrio geral da decoração interior das igrejas.

Principais Artistas:


Johann Michael Feichtmayr, (1709-1772), escultor alemão, membro de um grupo de famílias de mestres da moldagem no estuque, distinguiu-se pela criação de santos e anjos de grande tamanho, obras-primas dos interiores rococós.


Ignaz Günther, (1725-1775), escultor alemão, um dos maiores representantes do estilo rococó na Alemanha. Suas esculturas eram em geral feitas em madeira e a seguir policromadas. "Anunciação", "Anjo da guarda", "Pietà".



Ignaz Günther - Wikipedia
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Ignaz Günther - Wikidata

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Museu De Reproduções De Arte | Chronos, 1765 por Franz Ignaz Günther (1725-1775, Germany) | WahooArt.com

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Ignaz Günther — Google Arts & Culture

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Gravura De Qualidade De Museu | Pietà, 1774 por Franz Ignaz Günther (1725-1775, Germany) | WahooArt.com

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Ignaz Gunther – Maria Imaculada | Ateliê, Arte e Restauração

PINTURA Durante muito tempo, o rococó francês ficou restrito às artes decorativas e teve pequeno impacto na escultura e pintura francesas. No final do reinado de Luís XIV, em que se afirmou o predomínio político e cultural da França sobre o resto da Europa, apareceram as primeiras pinturas rococós sob influência da técnica de Rubens.

Principais Artistas:


Antoine Watteau, (1684-1721), as figuras e cenas de Watteau se converteram em modelos de um estilo bastante copiado, que durante muito tempo obscureceu a verdadeira contribuição do artista para a pintura do século XIX.



Antoine Watteau – Wikipédia, a enciclopédia livre
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Antoine Watteau – Wikipédia, a enciclopédia livre

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Ficheiro:L'Embarquement pour Cythere, by Antoine Watteau, from C2RMF retouched.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ficheiro:L'Embarquement pour Cythere, by Antoine Watteau, from C2RMF retouched.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre
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Antoine Watteau | Mezzetin | The Metropolitan Museum of Art

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Antoine Watteau e a Arte Rococó – Culturalizando

Antoine Watteau e a Arte Rococó – Culturalizando
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François Boucher, (1703-1770), as expressões ingênuas e maliciosas de suas numerosas figuras de deusas e ninfas em trajes sugestivos e atitudes graciosas e sensuais não evocavam a solenidade clássica, mas a alegre descontração do estilo rococó. Além dos quadros de caráter mitológico, pintou, sempre com grande perfeição no desenho, alguns retratos, paisagens ("O casario de Issei") e cenas de interior ("O pintor em seu estúdio").



François Boucher – Wikipédia, a enciclopédia livre
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François Boucher – Wikipédia, a enciclopédia livre

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Pastores (1760) - François Boucher - 60x76 - Tela Canvas Para Quadro - Santhatela - Quadro e Pôster Decorativo - Magazine Luiza


Pastores (1760) - François Boucher - 60x76 - Tela Canvas Para Quadro - Santhatela -

O Rapto de Orítia por Bóreas (1769) - François Boucher - 60x81 - Tela Canvas Para Quadro - Santhatela - Quadro e Pôster Decorativo - Magazine Luiza


O Rapto de Orítia por Bóreas (1769) - François Boucher - 60x81
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Jean-Honoré Fragonard, (1732-1806), desenhista e retratista de talento, Fragonard destacou-se principalmente como pintor do amor e da natureza, de cenas galantes em paisagens idílicas. Foi um dos últimos expoentes do período rococó, caracterizado por uma arte alegre e sensual, e um dos mais antigos precursores do impressionismo.



Jean-Honoré Fragonard – Wikipédia, a enciclopédia livre
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Jean-Honoré Fragonard | HiSoUR Arte Cultura Exposição

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Impressões artísticas de Jean Honore Fragonard

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O Balanço, 1767 - Jean-Honoré Fragonard - WikiArt.org

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